Dr. João visita obras do novo Hospital Júlio Müller e propõe doação de equipamentos para o interior

publicidade

Nesta segunda-feira (26), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), visitou as obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller, localizado no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. Com 82% de conclusão e previsão de entrega para dezembro de 2025, o empreendimento, que abrange 58,5 mil metros quadrados em um terreno de 147 hectares, impressionou o parlamentar pela sua grandiosidade e potencial transformador.

“Estou encantado. É espaçoso, grandioso. Só andando por aqui vemos o tamanho desta unidade. Será um centro fantástico para a medicina e a saúde pública de Mato Grosso”, declarou.

Durante a visita, o deputado, que é médico nefrologista com experiência em saúde pública, destacou a relevância do hospital como referência em atendimento e formação de profissionais, com previsão de reduzir em até 20% a fila de atendimento no Sistema Único de Sapude (SUS) no estado.

O projeto, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), conta com investimento de R$ 221,1 milhões. A estrutura inclui oito blocos, 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios e áreas de e, como banco de sangue e triagem. “Teremos um centro de ensino e pesquisa maravilhoso, com UTIs adulto e pediátricas, além de várias especialidades. Vai melhorar muito a questão da fila de espera”, afirmou.

Leia Também:  Projetos para desenvolver o empreendedorismo feminino foram apresentados em reunião de CST nesta segunda (10)

Dr. João propôs que os equipamentos em bom estado do atual Hospital Júlio Müller sejam doados para unidades hospitalares dos municípios do interior. “Dei a ideia de rear equipamentos mais antigos, que não estejam obsoletos e em bom funcionamento, para cidades-polo onde há carência. Isso fortalecerá a saúde no interior”, sugeriu.

A proposta visa otimizar recursos, considerando que a nova unidade, gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), demandará novos equipamentos e mobiliário. “Precisaremos de emendas federais e estaduais, além do apoio de todos os Poderes do estado para mobiliar essa unidade”, reforçou.

A obra, iniciada em 2012 pelo Consórcio Normandia, enfrentou paralisações após apenas 9% de execução, com rescisão do contrato em 2014. Retomada em 2021 pelo Consórcio JL-MBM, a construção avançou, empregando mais de 350 trabalhadores, com vagas para outros 100. “Vi mais de 350 colaboradores trabalhando aqui, e há espaço para mais. Esse hospital será extremamente humanizado, com tecnologia de ponta, inclusive inteligência artificial para melhorar a gestão”, destacou Dr. João, entusiasmado.

Leia Também:  ALMT entrega moções de aplausos pelos 130 anos da Presença Salesiana no estado

A previsão é de que a mudança completa para o novo local aconteça de dois a três anos após a entrega. “Estou extremamente feliz com o que vi. Esse projeto é um marco para nossa saúde pública”, concluiu o deputado.

A visita também contou com a presença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e do promotor de Justiça, Milton Mattos da Silveira Neto, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde).

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide
Botão WhatsApp - Canal TI