
Com a iniciativa, os servidores do Judiciário tiveram a oportunidade de refletir e participar efetivamente de uma das maiores campanhas mundiais de conscientização e prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil mortes por suicídio ocorrem anualmente no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O cuidado com a saúde emocional e o bem-estar do público interno do Judiciário é um dos pilares da gestão da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que durante todo o ano, estimula a realização de campanhas internas e atividades relacionadas ao acolhimento de magistrados(as) e servidores(as).

“O trabalho de conscientização sobre temas de grande comoção social, como o suicídio, faz parte do escopo de atuação do Verde Novo, e que alcança dimensões ainda maiores quando o Tribunal de Justiça decide chamar o projeto para dentro da campanha, com a distribuição de mudas de ipê. Trazer o ipê amarelo como símbolo dessa causa que comove a tantas pessoas, apenas demonstra o olhar cuidadoso e humanizado que a desembargadora Clarice Claudino tem e que faz questão de estender a cada um dos servidores, fazendo com que todos se sintam parte de um grande todo”.
O perfil humanizado do Judiciário mato-grossense foi apontado pela técnica judiciária da Secretaria da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, Maridelma Leite Gonçalves como reflexo da gestão acolhedora promovida pela desembargadora Clarice Claudino.


Dia D – Vestidos com uma peça de roupa amarela, os servidores também participam na terça e quarta-feira (05 e 06 de setembro), da campanha interna que visualmente reafirma a preocupação e a união de todos sobre o tema.
Palestras – A programação para o mês também envolve a realização de palestras para o público interno. No dia 12 de setembro (terça-feira), às 16h, a presidente Clarice Claudino fará a abertura de um encontro, com a presença dos servidores, no Auditório Desembargador Gervásio Leite, com transmissão ao vivo para as comarcas do interior. Na sequência, os servidores poderão assistir à peça teatral “Viver a Vida com Alegria”. Após a apresentação, o médico da Família, com pós-graduação em psiquiatria, Werley Peres e a psicóloga Ireniza Canavarros de Arruda irão realizar uma roda de conversa sobre o tema.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Engenheira florestal do Projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba. Segunda imagem: Técnica judiciária da Secretaria da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, Maridelma Leite Gonçalves. Terceira imagem: Servidor Domingos Cirilo da Silva, lotado no Setor de Transporte do Tribunal de Justiça.
Naiara Martins / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO: