A Prefeitura de Cuiabá, em uma ação conjunta, realizou nesta terça-feira (1°), a remoção de um bolsão de descarte irregular no bairro Residencial Despraiado, retirando aproximadamente 30 toneladas de entulho e lixo acumulado. Além do serviço de limpeza, a iniciativa também prestou atendimento assistencial a uma pessoa em situação de rua que residia no local há cerca de 18 anos. O cidadão foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde receberá o devido acolhimento.
A operação foi conduzida pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que retirou os materiais acumulados nas proximidades de um córrego, prevenindo a obstrução do canal e evitando riscos de alagamentos e enchentes. Entre os itens removidos estavam entulhos, restos de poda de árvores, lixo doméstico, sucatas de veículos e móveis inservíveis, como camas, colchões, eletrodomésticos e outros objetos descartados irregularmente.
“A Prefeitura de Cuiabá tem atuado de forma contínua para eliminar os bolsões de lixo e combater o descarte irregular na cidade. Essa ação no Residencial Despraiado demonstra nosso compromisso com a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente, além de reforçar a importância da conscientização da população. Retiramos aproximadamente 30 toneladas de resíduos que estavam prejudicando a região e colocando em risco a drenagem do córrego”, pontuou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.
Para a execução dos trabalhos, foram mobilizados dez colaboradores, além de uma retroescavadeira e dois caminhões-caçamba.
Durante a intervenção, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão atuou no acolhimento do morador em situação de rua. Esta foi a primeira vez que o Poder Público conseguiu encaminhá-lo para um espaço adequado, garantindo o a serviços essenciais.
No Centro POP, o cidadão terá o a acolhimento, alimentação, higiene pessoal, ambiente seguro para repouso, guarda de pertences e o à internet. Além disso, receberá atendimento psicossocial, apoio para inscrição e atualização no Cadastro Único e orientação para obtenção de documentação civil.
Os principais meios de o ao Centro POP incluem demanda espontânea, abordagem social, busca ativa, encaminhamentos de unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de outras políticas públicas setoriais e de órgãos de defesa de direitos, como o Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública.
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que organizou o trânsito na região, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Ordem Pública, responsáveis pela fiscalização do local.
#PraCegoVer
A imagem mostra um agente da Secretaria Municipal de Assistência Social durante uma abordagem no bairro Residencial Despraiado. Ao fundo, colaboradores da Limpurb realizam a remoção de um bolsão de descarte irregular localizado às margens de um córrego.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT